Imprensa

Moçambique estabelece sistema de previsão de Cheias e Secas em 4 bacias hidrográficas

23/11/2023 09:57

O Ministro das Obras Públicas, Recursos Hídricos e Habitação disse, terça-feira, em Maputo, que o País está na vanguarda do estabelecimento do sistema de previsão e aviso prévio de cheias e secas, para as bacias hidrográficas dos rios Limpopo, Save, Búzi e Pungué, que será sediado em Maputo. 

Carlos Mesquita fez este pronunciamento ao proceder à abertura do 4º Fórum e Exposição das Partes Interessadas e Multi-sectoriais da Bacia Hidrográfica do Rio Zambeze, que decorre na capital do País, entre os dias 21 e 23 do corrente mês, sob o tema “construir comunidades fortes que sejam resilientes aos choques climáticos e económicos no Curso de Água do Zambeze, através da promoção de investimentos transformadores inclusivos”.

Segundo sustentou o ministro, todas as quatro comissões de bacias hidrográficas mencionadas, através das quais Moçambique se destaca no estabelecimento de sistemas de aviso prévio, possuem Planos de Acção Estratégicos, Protocolos de Partilha de Dados e Informações.

“Graças a um novo sistema de previsão de alerta, o País é agora capaz de detectar perigos potenciais, tomar medidas antecipadas e minimizar os impactos na vida e nas propriedades das pessoas”, frisou o governante, apelando às referidas comissões das bacias hidrográficas para que “operem em uníssono e utilizem as sinergias que existem entre elas e não operem em silos”.

Em relação à Comissão do Curso de Água do Zambeze (ZAMCOM), o titular da pasta de Obras Públicas, Recursos Hídricos e Habitação anunciou que possui agora um programa de investimento, o Programa de Desenvolvimento Integrado e Adaptação às Mudanças Climáticas na Bacia do Rio Zambeze (PIDACC Zambeze), que contém projectos de investimento em vários sectores relacionados com a água, incluindo agricultura, abastecimento de água, gestão do ambiente, bem como iniciativas de protecção e conservação dos recursos hídricos.

Entretanto, conforme enfatizou, o planeamento, financiamento e implementação do PIDACC Zambeze exigirão o total envolvimento e participação de todos os sectores e partes interessadas relevantes.

Importa referir que a missão da ZAMCOM é promover a utilização equitativa e razoável dos recursos hídricos do Curso de Água do Zambeze, bem como a gestão eficiente e o desenvolvimento sustentável deste.

Durante o 4º fórum estão previstos debates sobre os investimentos e a importância da contínua garantia de execução de projectos e intervenções inclusivas nos recursos hídricos, cujo evento que conta com a presença de representantes de estados membros da bacia hidrográfica do Rio Zambeze, comissões de bacias hidrográficas partilhadas internacionalmente, instituições do governo e outros intervenientes que desempenham um papel importante neste sector. (RM)