Imprensa

Com a conclusão das obras do Porto de Nacala estará facilitado o comércio transfronteiriço

22/04/2022 07:56

O Presidente da República, Filipe Nyusi, assegurou, hoje, que com a conclusão das obras de reabilitação e ampliação do porto de Nacala, prevista para Abril de 2023, estará facilitado o comércio transfronteiriço.   

O Chefe do Estado fez o pronunciamento, esta tarde, na visita que efectuou ao porto de Nacala, em Nampula, na companhia do seu homólogo do Malawi, Lazarus Chakwera.   

“Este porto como foi dito, tem capacidade para receber todo o tipo de navios e está ser totalmente reconstruído para torna-lo mais flexível e competitivo. O equipamento que estamos a ver aqui é da alta qualidade, que muitos portos não têm na África Austral”, disse

O porto de Nacala está a ser apetrechado com equipamento moderno, o que vai aumentar a capacidade de atracação de navios, manuseio de carga e redução do tempo de espera. 

Antes de visitar o Porto de Nacala, Filipe Nyusi e Lazarus Chakwera procederam, hoje, em Matambo, no distrito de Changara, província de Tete, ao lançamento da primeira pedra para a construção da linha eléctrica de interligação Moçambique-Malawi.

Na ocasião, o Estadista moçambicano assegurou que o governo vai continuar a facilitar a implementação de iniciativas que visam impulsionar a cooperação com o Malawi.

Esta noite o Presidente da República, Filipe Nyusi, vai obsequiar o seu homólogo malawiano, Lazarus Chakwera, com um Banquete de Estado.

O acto terá lugar, no Palácio da Ponta Vermelha, em Maputo, onde os dois estadistas se encontram, desde o princípio da noite, depois de terem trabalhado em Tete e Nampula.

O Presidente da República do Malawi está em Moçambique para uma visita de Estado de 4 dias. (RM)