Presidência da República

Presidente da República inaugura empreendimento comercial em Pemba

29/06/2017 14:22

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou hoje, na Cidade de Pemba, a capital da província de Cabo Delgado, o “Pemba Shopping”, um empreendimento do grupo “Shoprite” no seu esforço de ampliar o leque de actividades, optimizar as escolhas, e interligar os produtores e consumidores.

 O “Pemba Shopping”, construído numa área de 3.500 metros quadrados, é um complexo de lojas e serviços orçado em 20 milhões de dólares norte-americanos de investimentos privados sul -africanos, através da “Trade Hold Africa – Atterbury”.

O Presidente Nyusi disse que a iniciativa se enquadra na visão do Governo expressa na Política e Estratégia Comercial, visando tornar o sector, no geral, e os centros comerciais, em particular, relevantes e concorrenciais na oferta de produtos. “Esta iniciativa vem fazer jus ao aumento da produção registado na presente época agrícola. A nossa expectativa é de ver, em pouco tempo, produtos dos distritos de Cabo Delgado e de outros pontos do país a serem comercializados aqui. O cliente de Pemba deve consumir produtos frescos de Cabo Delgado comprados neste centro comercial. A hotelaria deve usar este centro comercial como uma das fontes para o seu abastecimento”, acrescentou.

Nyusi disse que, nos últimos anos, a província de Cabo Delgado tem registado um crescimento indisfarçável resultante da entrada de grandes investimentos com destaque para a área de hidrocarbonetos. Com os investimentos, a província vai precisar de mais e melhores serviços. “A entrada em funcionamento desta iniciativa é também um desafio para se produzir mais e fornecer produtos com padrões e qualidade exigidos”, disse Nyusi.