Maputo, 17 Dez (AIM) – O Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, diz que a presente depreciação acentuada do metical, a moeda nacional, em relação ao dólar americano, resulta de vários factores entre os quais os de “natureza psicológica” resultantes do rescaldo pós-eleitoral.

Notícias
O Banco de Moçambique colocou no mercado cambial, até 12 de Dezembro, um total de 1.114 milhões de dólares, contra 615 milhões em igual período de 2013, fazendo com que o saldo das reservas internacionais se fixasse em torno de 2,8 biliões de dólares.
Maputo, 19 Dez (AIM) – O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, afirmou que os laços de cooperação com os países parceiros de desenvolvimento além de consolidar e diversificar as relações, têm estado a contribuir para os sucessos alcançados na implementação da agenda de luta contra a pobreza.
Maputo, 19 Dez (AIM) – O Presidente da República, Armando Guebuza, desencorajou os moçambicanos de proferirem discursos vilipendiosos e de destruição que podem levar a sua divisão do tecido social.
Maputo, 20 Dez (AIM) – O número de agências bancárias a operar em Moçambique subiu, este ano, para 578, embora o número de bancos tenha - se mantido em 18.
Maputo, 20 Dez (AIM) – A Polícia da República de Moçambique (PRM) continuará a trabalhar sem mãos a medir para esclarecer, por completo, os contornos do caso do rapto do empresário Momed Bashir Sulemane (MBS), proprietário do grupo comercial do mesmo nome, que hoje foi resgatado das mãos de sequestradores.
Maputo, 20 Dez (AIM) – A Ministra moçambicana da Função Pública, Vitória Diogo, sublinhou a necessidade de as instituições do Estado realizarem, permanentemente, a avaliação e distinção dos seus documentos, tendo em conta que ainda persistem desafios que vão desde a consolidação dos avanços registados aos aspectos da sua sustentabilidade.
Maputo, 21 Dez (AIM) – O Produto Interno Bruto (PIB) apresentou no terceiro trimestre de 2014 uma variação positiva na ordem de 7,4 por cento.
Maputo, 07 Jan (AIM) – O Governo moçambicano, através do Ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, desmentiu dia 7 informações postas a circular por alguns órgãos de informação nacionais e estrangeiros, alegando que unidades militares dos exércitos moçambicano e zimbabweano estariam a preparar uma ofensiva para capturar Afonso Dhlakama, líder da Renamo, o maior partido da oposição no país.
Londres, 07 Jan (AIM) – A indústria energética de África conhecerá, nos próximos anos, um forte incremento e as indicações apontam Moçambique e Tanzânia como as futuras fronteiras do gás natural, se ambos os países conseguirem assegurar o investimento necessário para o efeito.