Imprensa

Ciclone IDAI: Governo de Sofala decreta recolher obrigatório

Ciclone IDAI: Governo de Sofala decreta recolher obrigatório

O governo de Sofala decretou recolher obrigatório nos distritos de Muanza, Cheringoma, Búzi, Dondo e Beira, a partir das 11 horas desta quinta-feira, face a aproximação do ciclone tropical IDAI.

Reunido esta quarta-feira, para avaliar o impacto do ciclone IDAI, o governo de Sofala determinou que não haverá aulas, esta quinta-feira, e que todos os alunos deverão permanecer nas suas casas em locais seguros.

O ciclone tropical IDAI desloca-se em direcção a costa da província de Sofala podendo atingir amanhã o continente pelos distritos de Dondo, Muanza ou Chiringoma.

As províncias de Sofala, Manica, Zambézia e Inhambane são consideradas áreas de risco devido a aproximação deste ciclone.

O sistema poderá influenciar o estado do tempo nestas províncias, onde se espera ventos muito fortes com uma velocidade que varia entre 190 a 210 quilómetros por hora, acompanhados de chuvas de mais de 150 milímetros em 24 horas.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê também a continuação de chuvas moderadas a fortes acompanhadas de trovoadas e ventos, nas províncias do Niassa e Cabo Delgado.

O INAM recomenda a população para a tomada de medidas de precaução e segurança face ao risco associado as chuvas, trovoadas e ventos fortes.(RM)