Imprensa

Recenseamento eleitoral arranca esta segunda-feira em todo o país

Recenseamento eleitoral arranca esta segunda-feira em todo o país

O Recenseamento Eleitoral arranca, esta segunda-feira, em todo o território nacional.

Numa exortação feita, este domingo, o Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Abdul Carimo, recordou que o recenseamento eleitoral é o pressuposto básico para o exercício do poder político, através do sufrágio universal.
“O recenseamento eleitoral tem a duração de 45 dias, pelo que igualmente apelamos a vossa compreensão e paciência dos residentes em locais de difícil acesso, bem como maior colaboração com os agentes de educação cívica e brigadistas. Não participemos apenas para apontar erros no processo. Queremos que todos sejamos parte deste processo, propondo soluções para as diversas situações que possam ocorrer no exercício desta actividade, pelo que são chamadas todas as forças vivas da sociedade, organizações da sociedade civil, organizações governamentais e não-governamentais, confissões religiosas, artistas, educadores a todos os níveis entre outras, para uma verdadeira participação colaborando na mobilização de cidadãos em idade eleitoral activa para se recensearem”, disse, 
O recenseamento eleitoral abrange os moçambicanos com mais de 18 e aqueles que vão completar essa idade até 15 de Outubro, dia da votação. 
Abrange ainda os que perderem os cartões do processo anterior, os que têm nome mal escrito e os que mudaram de residência. 
O processo prevê recensear mais de 7 milhões de potenciais eleitores. (RM)