Imprensa

Directora do GABINFO visita AIM

Maputo, 12 Mar. (AIM) – A Directora do Gabinete de Informação, Emília Moiane, visitou hoje a sede da Agência de Informação de Moçambique (AIM), no âmbito do périplo pelas instituições tuteladas pelo gabinete, a fim de se inteirar do seu funcionamento.

Moiane, que se fazia acompanhar por outros directores do GABINFO, visitou os departamentos e secções da AIM onde recebeu explicações de detalhadas sobre a actividade noticiosa que, por sinal, é tradicionalmente a sua vocação.
No final, Moiane disse que a sua deslocação à AIM tinha em vista preparar a visita do Primeiro-Ministro, sem contudo avançar a data em que Agostinho do Rosário deslocar-se-á àquele órgão noticioso.
No encontro com os membros da direcção da AIM, a directora abriu espaço para que os seus representantes levantassem os problemas que enfermam a instituição, para em função disso ter uma radiografia, por mais sumária que seja, da situação funcional da empresa.
A crónica falta de pessoal na Redacção, o miolo da instituição, foi nota de realce entre as várias inquietudes levantadas. O efectivo que assegura a produção noticiosa da AIM é tão reduzido e, em muitas situações, é forçado a dobrar os turnos, isto é, trabalhar das 7:30 da manhã até as 20 horas da noite. No final do mês não tem direito ao pagamento das horas extraordinárias.
Os sectores administrativo e da técnica também deixaram ficar as respectivas inquietações com particular realce ao facto de se debaterem, igualmente, com a falta de pessoal e, aliás os serviços estarem a ser assegurados por quadros sem formação para as actividades que estão a executar.
Antes de deixar a AIM, Moiane ainda manteve um breve encontro com os trabalhadores aquém deu uma oportunidade a pelo menos três para diversificar as preocupações que afectam a empresa, mas, curiosamente, estes pautaram por um mutismo total, porque, no seu entender, não é a primeira vez que tais aspectos são apresentados.
Antes de escalar a AIM, a nova directora visitou o Instituto de Comunicação Social (ICS), o Centro Formação e Documentação Fotográfica.