Imprensa

Presidente da República assume Presidência da SADC

Presidente da República assume Presidência da SADC

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, assumiu hoje a Presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), esta segunda-feira, em Maputo.

Falando na ocasião, o Chefe do Estado agradeceu aos demais Chefes de Estado e de Governo pela confiança, sobretudo pelo apoio para organizar virtualmente a 40ª cimeira do vloco regional.

"Perante todos vós, aceito com muita humildade e responsabilidade o mandato da SADC que me acaba de a ser confiado", afirmou o Presidente Nyusi e sublinhou que Moçambique conta com o apoio de todos os membros do órgão que existe há  40 anos.

No seu discurso, o estadista prestou homenagem  aos fundadores da SADC e afirmou estar confiante que o conjunto de decisões que forem tomadas na cimeira vão impulsionar o desenvolvimento do bloco regional.  

"Esta cimeira concide com os 40 anos da nossa organização regional, e ocorre num contexto e em circunstâncias em que os nossos países precisam de redobrar esforços com vista à implementação da estratégia e roteiro de industrialização, o alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentável e as metas definidas na agenda 2063 da União Africana", afirmou o Chefe do Estado. (PR)