Imprensa

Realizações reflectem abnegados esforços

Realizações reflectem abnegados esforços

AS múltiplas realizações socioeconómicas ao longo do primeiro semestre deste ano na província de Sofala reflectem abnegados esforços das respectivas autoridades administrativas na execução por prioridades e pilares do Programa Quinquenal do Governo 2015-2019.

Tal reconhecimento foi tornado público ao princípio da tarde de ontem na Beira pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, quando se dirigia aos membros do Governo durante a sessão extraordinária, no contexto da sua visita de trabalho a Sofala.

No seu informe, a governadora Maria Helena Taipo apontou que nos primeiros seis meses deste ano o Plano Económico e Social caracterizou-se pela realização das acções de forma integrada e intersectorial.

Referiu que a rede sanitária teve uma evolução de 0,6%, com a entrada em funcionamento do Posto de Saúde de Gutchenje, no distrito da Gorongosa, tendo passado para 157 unidades sanitárias no 1.º semestre de 2015, contra 156 de igual período de 2014.

No Ensino Primário foram matriculados 454.953 alunos, abertas 21 novas escolas e reabertas oito,contratados 791 professores edistribuídas 3925 carteiras duplas em 40 escolas.

Na componente de energia eléctrica foram efectuadas 6195 ligações, sendo 5375 nas zonas urbanas e concluída a electrificação com energia da rede nacional da vila-sede do distrito de Marínguè e posto administrativo de Chiramba, em Chemba.

Entraram em funcionamento 239 estabelecimentos comerciais, inaugurados três silos em Nhamatanda com capacidade para três mil toneladas e para a campanha agrícola 2014/2015 foram produzidas 1.361.554 toneladasde produtos diversos, sendo aprovisionadas 1.043,8 toneladas de sementes.

Em termos de infra-estruturas destaque foi para a conclusão da obra de construção da Barragem da Gorongosa, início da obra de construção da Barragem de Metuchira, em Nhamatanda.

Taipo apontou ainda que no período em referência registou-se na província de Sofala a manutenção da Ponte Armando Guebuza, reabilitação do canal do rio Chiveve; construção das pontes Sangazi I e II, Pómpue e Macuca; reabilitação do sistema de drenagem de águas pluviais e residuais no bairro de Macurungo-Este e Oeste; e construção da Subestação de energia no distrito do Dondo de 100MVA.