Imprensa

Igrejas interditas de realizar cultos até a decisão final do Governo

10/07/2020 07:39
Igrejas interditas de realizar cultos até a decisão final do Governo

As Igrejas continuam interditas de realizar cultos, devendo aguardar pela decisão final do Governo, que poderá ser anunciada dentro de dias.´

A informação foi dada esta quinta-feira em Maputo pelo vice-ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Filimão Suazi.

"Da avaliação do médio termo a ser feita por Sua Excelência o Presidente da República a meio deste mês, uma decisão concreta será tomada relativamente ao reinício ou não dos cultos e cerimónias religiosas. Nesta altura, porque existe uma lista de verificação de uma séria de condições para a retoma dos cultos, que foi emanada pela comissão técnico-científica, caberá as igrejas apoiarem-se nesta listas e aspectos a serem verificados minuciosamente e procederem a comunicação junto do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos do ponto de situação de cada uma delas relativamente ao seu grau de preparação para a retoma dos cultos, de modo que aquando da decisão a ser tomada na avaliação do médio termo, se prosa proceder em conformidade", frisou.

Filimão Suázi frisou que enquanto se aguarda pela autorização do executivo para a realização de cultos religiosos, as igrejas são desafiadas a harmonizar as recomendações deixadas pela Comissão Técnico-científica sobre a matéria. (RM)